A teoria comportamentalista ou behaviorista sem dúvidas, contribuiu para o desenvolvimento da educação, seja ela formal ou informal. Na verdade, pais e mães se utilizam desta teoria usualmente, mesmo sem o conhecimento prévio desta.
Algo que sempre se deve levar em consideração ao considerar uma teoria, é a sociedade e o meio na qual esta foi criada e estava inserida. Por volta dos anos 1900, esta teoria teve seu ápice, voltando a ser falada logo mais tarde com as formulações de Skinner.
O que percebe-se, infelizmente, é que a maioria das escolas atuais ainda estão ligadas a metodologias da teoria comportamentalista e por transitividade, ao tecnicismo.
Esta teoria entende o aluno como um produto, mas, percebo que o professor deve entendê-lo como pessoa e ser, com suas motivações, sentimentos e muito mais subjetividade.
Claro que o planejamento (item didático que deriva desta teoria) quando bem feito auxilia muito na didática da aula, mas penso que os alunos também devem ter as suas opiniões levadas em consideração, para que se tenha um processo de aprendizagem mais agradável e com maior qualidade.
Por fim, acho que cabe ao professor definir até que ponto o comportamentalismo pode ser útil em sala de aula e até que ponte deve-se aplicá-lo.
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