quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Observações da teoria Piagetiana

Sinceramente, a teoria piagetiana foi a que me chamou mais a atenção até o momento. Veremos depois que, aliada a outra teoria que eu acho incrível, poderíamos obter um conceito de educação muito significativo. Mas, por enquanto, me deterei a comentar Piaget.

Acredito que Piaget, biólogo, teve uma das melhores teorias da aprendizagem abordadas na disciplina. Através do seu estudo sobre o Sujeito Epistemológico, Piaget tentou compreender como um sujeito passa de um nível de menor conhecimento para um de maior conhecimento. Para tal, desenvolveu suas próprias ferramentas de pesquisa, que inovaram em comparação as outras teorias. A abordagem clínica não visava medir o conhecimento, como na abordagem comportamentalista, mas sim, entender como o individuo entende as suas concepções sobre o mundo.

Outro ponto relevante, é quanto à sua extrema crítica às teorias comportamentalistas. E ao concordar com ele, acredito que o extremismo que a abordagem anterior têm, acaba prejudicando o aluno em certos aspectos. Afinal, o objetivo da escola não é formar alunos que apenas repetem o que os outros fazem, e sim, criarem suas próprias ideias, conclusões e projetos. O aluno, em sua visão, deveria ser inserido ao contexto do que está sendo ensinado e ser motivado a "correr atrás" de mais, para a construção do seu conhecimento real, o que vem a ser chamado após, de aprendizagem significativa.

Vale ressaltar também, que através da abordagem clínica, Piaget conseguiu criar uma ótima teoria sobre o desenvolvimento cognitivo da criança chamada por ele de teoria do desenvolvimento cognitivo. Nessa visão, ele reflete a maneira que crianças aprendem, como ocorre o desenvolvimento da cognição e dos sistemas que serão indispensáveis para o futuro adulto que irá se formar. E, ao interligar a teoria do desenvolvimento cognitivo com o desenvolvimento da sociabilidade da criança, Piaget consegue entender como e quando este segundo ocorre. Ele ainda, acredita muito no trabalho cooperativo.

Por fim, devo dizer que fiquei realmente impressionado e motivado a usar da teoria Piagetiana, para melhor meu desempenho em sala de aula, e assim, melhorar a aprendizagem dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário