quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reflexões sobre a Teoria Humanista de Rogers

Acredito que Rogers traz uma grande contribuições para a educação em sua teoria. Ele consegue apontar fatores para que sua teoria seja aplicada, dando estratégias para desenvolvê-las, uma coisa que não foi tão claro perceber nos outros textos.

Por este ponto de vista, acredito que o humanismo é uma corrente muito forte no que diz respeito a atualidade de informações, assim como a Teoria de Gardner.

Acredito que aplicá-la deve render bons frutos, tanto ao aluno quanto ao professor. O que me preocupa são apenas os extremos. O tradicionalismo extremo e a liberdade extrema. Mas acredito que um bom professor consiga conduzir sua aula (ou facilitar a aprendizagem) sem que este extremismo me deixe preocupado. Porque afinal, estamos falando de alunos que necessitam de conhecimento, e como a motivação parte deles, o professor deixa de ser o ator principal (como na teoria comportamentalista) e passa a ser mais um coadjuvante na vida escolar do aluno.

Sem o coadjuvante, o ator principal não conseguirá alcançar seus objetivos com eficiência máxima. Por isso, acredito que somos tão importantes quanto o aluno.

Mas, por ora, me detenho a dizer que a teoria de Rogers me atrai para um lado bom, um lado da liberdade, que com certeza, contribui para o desenvolvimento de minha formação, e mais futuramente, às minhas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário