SEMELHANÇAS
VYGOTSKY E PIAGET
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São interacionistas, isto é, estão
atentos para relevância das conexões entre o individuo e meio na elaboração
dos processos psíquicos.
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São construtivistas em suas
concepções do desenvolvimento intelectual, ou seja, sustentam que a
inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o
meio.
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Os dois se opõem tanto a teoria
empirista quanto à concepção racionalista.
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Ambos enfatizam a necessidade de
compreensão da gênese dos processos cognitivos.
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Defendem que é importante que se
respeite o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada
ensinamento.
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Consideram o discurso egocêntrico
como ponto de partida do discurso interior.
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Ambos empregam métodos qualitativos
que buscam apreender os fenômenos psicológicos em sua dinâmica e não somente
resultados isolados expressos em estatísticas.
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Defendem que a imaginação surge da
ação, o que é importante na formação da consciência.
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DIFERENÇAS
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VYGOTSKY
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PIAGET
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Quanto ao papel dos fatores internos
e externos no desenvolvimento
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Privilegia o ambiente social.
Reconhece que se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará.
Não aceitando uma visão única e universal do desenvolvimento humano.
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Privilegia a maturação biológica.
Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula o
desenvolvimento em sequencia fixa e universal de estagio.
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Quanto à construção
real
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Diz que a criança já nasce num mundo
social, e desde o nascimento forma visão do mundo através de interação com
adultos ou crianças mais velhas. Pro-cede-se então do social para o
individual ao longo do desenvolvimento.
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Acredita que os conhecimentos são elaborados
espontaneamente pela criança, de acordo com o estagio de desenvolvimento que
se encontra, aproximando-se da concepção dos adultos
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Quanto ao papel da
aprendizagem
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Postula que desenvolvimento e
aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, portanto,
quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
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Acredita que a aprendizagem
subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele, minimizando o
papel da interação social.
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Quanto ao papel da linguagem no
desenvolvimento e relação entre linguagem e pensamento
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Pensamentos e linguagem são processos
interdependentes, desde o inicio da vida. A aquisição da linguagem pela
criança modifica suas funções mentais superiores, dando uma forma ao
pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação, da memória e o planejamento
da ação. A linguagem sistematiza a experiência direta das crianças e por isso
adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os
processos que nele estão em andamento.
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O pensamento aparece antes da
linguagem, sendo uma das suas formas de expressão. Pensamento depende da
coordenação dos esquemas sensoriomotores e não da linguagem. Esta só ocorre
depois que a criança já alcançou determinado nível de habilidades mentais,
subordinando-se aos processos de pensamento. Estabelece separação entre as informações
que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem
sofrer qualquer influencia cognitiva.
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Olha ,meu amigo; me ajudou bastante!
ResponderExcluirAbraço.
Ótima tabela, desconfio que foi ele que o meu professor utilizou... Legal
ResponderExcluirmuito bom!!!!!
ResponderExcluirMuito bom e bastante esclarecedora!!!!
ResponderExcluirAchei a melhor de todas, na rede. Explicita bem os pontos comuns e as diferenças, apesar de ambos serem interacionistas.
ResponderExcluirÓtimo trabalho, serviu como parte principal no meu trabalho.
ResponderExcluirMaravilhoso! Parabéns pelo material
ResponderExcluirSueli Inamorato 05/07/2019 as 10:05
ResponderExcluirParabéns pela tabela muito esclarecedora
Gostei muito. Resumiu muito bem os pontos principais no que tange as semelhanças e diferenças das duas abordagens,!
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