Um importante fator a ressaltar, para iniciar minha reflexão é o quanto a teoria de Vygotsky me faz perceber que a interação com os outros é importante.Para ele, para haver conhecimento, deve haver o ser deve interagir no sentido de ampliar seu conhecimento, tendo uma perspectiva mais construtivista como Piaget.
Aliás, Vygotsky tem uma teoria muito parecida com a de Piaget, e o que torna mais curioso o fato de terem nascido no mesmo ano. Mesmo eles não tendo ideias iguais em certos aspectos, dois célebres pensadores que desenvolveram teorias muito ligadas que nasceram no mesmo ano é muito interessante não? Pois é. Eu nasci no mesmo dia que Michael Jackson!
Voltando para o assunto da pauta, percebe-se que Vygotsky tinha uma visão bem socialista em sua teoria. Deve-se a isto, acredito eu, o fato de que sua teoria foi desenvolvida partindo de princípios Marxistas.
Apesar de gostar muito da Teoria de Piaget, como dito anteriormente, acho que Vygotsky "peca" ao sobrecarregar a ligação entre aprendizagem e socialização. Não que não ache interessante este conceito, mas porque creio que há métodos tão eficientes quanto ao proposto por ele para aprender.
Mas princípios como a internalização, já defendida por Piaget, são muito bem tratados por ele. Aliás, o seu trabalho quanto o desenvolvimento da ZDP é muito bom, no sentido de perceber a aprendizagem sendo construída aos poucos, mais com a interação do ser com outro. A motivação aqui, também se faz extremamente importante.
Por fim, acredito que nós professores (eu, futuro), podemos utilizar nessa teoria no sentido de desafiar o aluno, fazê-lo interagir e discutir para aprender e, acima de tudo, motivá-lo ao conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário