A teoria psicanalítica, desenvolvida por Freud foge ao comportamentalismo. Nesta teoria, sentimentos, inconsciente e o interior (subjetivo) do indivíduo são levados em consideração e altamente estudados, o que a torna uma teoria mais "humana" do que a anterior.
Notáveis são as contribuições de Freud (mesmo que não diretamente) à educação, principalmente no que diz respeito à ação do professor, levando em conta fatores psicanalíticos, e o conceito de sublimação que aparece logo após a fase fálica., sendo que este segunda chamou muito minha atenção no que diz respeito a veracidade deste.
Em um primeiro contato, é uma teoria bastante intrigante e o estudante (no caso eu) se "choca" ao ler conceitos como o do complexo de Édipo. Como já dito em outra postagem, acredito sempre que devemos levar em consideração o meio em que a teoria foi escrita.
Por fim, acredito que alguns conceitos desta teoria podem ser aplicados a educação no sentido do entender o aluno e também no sentido de não trazer uma educação extremamente tradicional, como a teoria anterior. Mas, como toda teoria, cabe ao professor refletir sobre a psicanálise para que esta possa oferecer contribuições favoráveis para a educação.
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