quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reflexões acerca da teoria Psicanalítica de Freud

A teoria psicanalítica, desenvolvida por Freud foge ao comportamentalismo. Nesta teoria, sentimentos, inconsciente e o interior (subjetivo) do indivíduo são levados em consideração e altamente estudados, o que a torna uma teoria mais "humana" do que a anterior.

Notáveis são as contribuições de Freud (mesmo que não diretamente) à educação, principalmente no que diz respeito à ação do professor, levando em conta fatores psicanalíticos, e o conceito de sublimação que aparece logo após a fase fálica., sendo que este segunda chamou muito minha atenção no que diz respeito a veracidade deste.

Em um primeiro contato, é uma teoria bastante intrigante e o estudante (no caso eu) se "choca" ao ler conceitos como o do complexo de Édipo. Como já dito em outra postagem, acredito sempre que devemos levar em consideração o meio em que a teoria foi escrita.

Por fim, acredito que alguns conceitos desta teoria podem ser aplicados a educação no sentido do entender o aluno e também no sentido de não trazer uma educação extremamente tradicional, como a teoria anterior. Mas, como toda teoria, cabe ao professor refletir sobre a psicanálise para que esta possa oferecer contribuições favoráveis para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário